Educação Infantil

Home / Educação Infantil

Proposta Pedagógica

A Educação Infantil no CEB baseia-se na concepção de criança como um ser humano completo, embora em processo de desenvolvimento.A criança é motivada a: experimentar, investigar, conhecer, redescobrir e principalmente a alcançar autonomia individual e coletivamente.

A rotina, na vida da criança, dá segurança, favorece a organização. Organização interna e organização externa, uma provocando a outra sempre.
Aqui apresentamos os elementos principais da Nossa Rotina, que garante tipos diferentes de experiências, alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais, permitindo a exploração dos variados ambientes da escola e a maior diversidade possível de materiais.

Chegada/Atividade de espera

A chegada diária da criança à escola é um momento de reencontro. Reencontro com o ambiente, reencontro com as pessoas que fazem o ambiente. Para a professora, é importante receber cada aluno com um olhar em seus olhos, com um toque em seu corpo. Assim nos tornamos mais presentes um para o outro.

As crianças que chegam antes das 7h30/12h30, ficam envolvidas com um fazer livre que, na maioria das vezes, será apenas supervisionado pelas auxiliares, que dividem sua atenção com o atendimento aos pais que têm necessidade de fazer alguma abordagem breve. As atividades desse momento são estimuladas pelo que o ambiente, planejado pela professora, oferece.

Harmonização do grupo/Mobilização da atenção (Rodinha)

Às 7h45/12h45 acontece uma dinâmica que tem o objetivo de oferecer às crianças condições mais favoráveis para a aprendizagem. É o convite para o encontro com harmonia, o momento de se disponibilizar para o trabalho do dia, o momento de despertar o corpo, de respirar, de oxigenar o cérebro.
Para cada dia, uma atividade é planejada nesse sentido, pois iniciar os trabalhos em equilíbrio e em sintonia com o professor e colegas traz energia, tranqüilidade, sentimentos positivos para a vivência em grupo.