Educação Socioemocional

Home / Educação Socioemocional

O projeto da Escola da Inteligência funciona com 1h/aula por semana dentro da grade curricular, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com aulas dinâmicas, discussões sobre temas atuais e análise das percepções dos alunos sobre todos os assuntos abordados. Além de incluir um material didático interativo para os alunos e um material também para os pais, os quais são trabalhados em encontros com a professora aplicadora e por profissionais especializados.

A Escola da Inteligência permite o envolvimento do aluno com a aula, fazendo com que compartilhem emoções e cresçam respeitando a história de vida das outras pessoas do seu convívio, aprendendo a construir a sua própria história levando em consideração o coletivo, protegendo e desenvolvendo da melhor forma as suas emoções. Através da Educação Socioemocional, buscamos desenvolver com os pais e estudantes o autoconhecimento, a resiliência, o ato de ouvir antes de falar, lembrar de se colocar no lugar do outro (empatia) e a gerenciar as suas próprias emoções.

Os encontros dos pais com a Escola da Inteligência são periódicos e de suma importância para que o objetivo do projeto seja alcançado. Estes encontros são sempre orientados pelas professoras aplicadoras e por outros professores, sendo um momento ideal para que sejam discutidos temas sobre a formação e a educação das crianças e jovens nos dias de hoje, com intuito de ajudar e orientar os pais na importante tarefa de educar.

Este projeto foi idealizado pelo renomado Dr. Augusto Cury que promove o desenvolvimento da inteligência, das emoções e da construção de relações saudáveis.

“Nas escolas aprendemos a explorar os detalhes dos átomos que nunca veremos a olho nu, conhecemos sobre o universo que provavelmente nunca pisaremos, mas aprendemos muito pouco sobre o território em que convivemos todos os dias: o território da mente humana”.

Dr. Augusto Cury – Idealizador da Escola da Inteligência.

A Escola da Inteligência é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, idealizada pelo psiquiatra, escritor e pesquisador Dr. Augusto Cury, com objetivo de implementar nas instituições de ensino uma cultura para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da paz.

Aplicada em materiais apostilados, diagramados com histórias, ilustrações, atividades e dinâmicas para cada aluno, a metodologia conta com temas trabalhados que apresentam exclusiva abordagem psicológica, filosófica e sociológica também em Recursos Multimídias, Capacitação Presencial ou por meio de EAD (Educação a Distância), além de avaliações periódicas. Neste contexto, a técnica está presente na tríade Escola – Pais – Alunos.

“É um ciclo virtuoso, em que extraímos o melhor de cada agente social. O resultado se vê na sala de aula e na sociedade, são cidadãos mais interessados, com melhor desenvolvimento nas aulas e mais preparados emocionalmente no âmbito familiar e recreativo”.